Make your own free website on Tripod.com

A Era da Informática


About Us
História do computador
Gerações
Biografias
Internet
Historia da Internet
Consequências das TIC
Vantagens & Desvantagens das TIC
Curiosidades
Internet

Afinal o que é a Internet?

> A Internet é a rede que ligas redes de computadores baseados nos protocolos TCP/IP;
> A Internet é uma comunidade de pessoas e instituições que usam e desenvolvem aquela rede das redes e +artilham de uma cultura comum;
> A Internet é o conjunto dos recursos que poderiam ser alcançados a partir de redes locais ou de computadores monoposto.

Nenhuma das definições acima é possível. A primeira procura referir-se a um (o único) factor objectivo comum: os protocolos. A segunda parece mais sociológica e recorre até a um factor tão abstracto como a cultura comum. A terceira é utilitarista: refere-se aos serviços que poderiam proporcionar aos seus utilizadores. Poder-se-ia também tentar alguma definição jurídica ou económica, descobrindo-se o seu dono ou quem a paga ou quem a serve. Mas nem isso é muito claro.

Na verdade a Internet não é uma rede - é uma rede de redes, todas elas trocando livremente informações entre si. As redes podem ser grandes e formais ou pequenas e informais, alem de muitas outras variantes entre estes dois extremos. Ultimamente, os computadores e a Internet tornaram-se tão populares que cada vez mais lares tem um ou mais computadores e estão a criar as suas próprias redes em casa, a partir das quais se ligam à Internet.

Em conclusão, a Internet é uma nova tecnologia de comunicação e está a afectar as nossas vidas tal como o telefone e a televisão já o fizeram no passado. Algumas pessoas acreditam que, em termos de divulgação de informação, a Internet é a maior invenção depois da imprensa.

Enter supporting content here